Biografia

Alicia Vikander nasceu na cidade de Gotemburgo localizada na Suécia. É filha de Maria Fahl Vikander, uma atriz de teatro, e de Svante Vikander, um psiquiatra. Os seus pais são de pequenas vilas do norte e do sul da Suécia respectivamente. Eles separaram-se quando Alicia tinha cinco meses de idade e ela foi criada principalmente por sua mãe solteira. Alicia tem cinco irmãos por parte de pai e afirma ter tido o melhor dos dois mundos enquanto crescia por ter sido filha única do lado da mãe, porém sempre estar rodeada por uma família grande enquanto estava com o pai.

Alicia começou a dançar bem cedo, com três anos ela já estava no mundo da dança, e com 9 anos já estava aprendendo profissionalmente na Escola do Ballet Real Sueco em Gotemburgo. Durante nove anos de sua vida, Alicia afirma que ia pra escola 6 dias por semana e treinava por cinco a seis horas por dia. Aos 15 anos, mudou-se para Estocolmo para treinar na escola superior de ballet. Lá viveu sozinha e tinha como objetivo principal tornar-se bailarina profissional.

Vikander participou de vários musicais na Ópera de Gotemburgo incluindo The Sound of Music e Les Misérables e participou em vários cursos de verão incluindo na Escola de Ballet Americano. Com 16 anos Alicia estava quase abandonando a escola para se dedicar em tempo integral a uma série de televisão intitulada EN DECEMBER DRÖM realizada por Tomas Alfredson no ano de 2005.

Participação de Alicia, aos 16 anos, na série En December Dröm em 2005.

Com 18 anos de idade, Alicia deixou a dança de lado devido a várias lesões que requereram várias cirurgias então acabou se dedicando a candidatar-se em escolas de teatro, porém foi rejeitada por duas vezes pelas escolas locais. Em certo momento de sua vida, Vikander considerou cursar Direito na universidade, porém não chegou a frequentar nenhuma aula uma vez que começou a ter algum sucesso como atriz.

Alicia saiu de casa muito cedo, já com seus 16-18 anos ela já morava sozinha, já trabalhou em uma loja de roupas para se sustentar e dividiu apartamentos em situações precárias para correr atrás de seu sonho de ser atriz.